*artigo em construção

 

A Videira de 500 anos que resistiu a Napoleão, às duas Grandes Guerras e à Filoxera.

A sua imponência, o porte, o tronco enrugado, a área de cobertura, o desenho dos galhos a vitalidade das folhas e a sua idade são uma raridade que a distingue de todos outros exemplares. É uma das mais antigas videiras do mundo, com idade estimada entre 480 e 500 anos. Fica no noroeste de Portugal, no Solar da Videira, em Geraz do Lima, Viana do Castelo. Autêntico Monumento Vivo, este patrimônio biológico e cultural é da casta Doçal, casta tinta que dá origem a vinhos de cor rubi e vermelho granada. No passado, esta casta era muito útil para ajudar o vinho a obter mais corpo. Esta Videira é a mais antiga de Portugal, e terá resistido aos caprichos de todos os seus proprietários, à primeira invasão de Napoleão Bonaparte (que passou bem próxima da região), às duas grandes guerras mundiais e ainda à Filoxera, praga que devastou a Europa a partir do ano de 1860.

 

No Congresso Internacional de Enoturismo conheci figuras ímpares do mundo dos vinhos e do turismo, como  Rogerio Ruschel, autor do blog “In Vino Viajas”, o 8º site de vinhos mais visitado no Brasil e o mais internacional da América Latina na categoria de Enoturismo, com leitores em mais de 136 países. Eu estava a desenvolver um trabalho de ativação de marca, na área dos vinhos e do enoturismo para o Solar do Louredo e, a seu convite, tive a honra de escrever no seu blog sobre “A Safra do Século”, num artigo que ele próprio intitulou de “Memórias da Paixão pela Terra”.

 

http://invinoviajas.blogspot.pt/2015/10/memorias-da-paixao-pela-terra-e.html

 

Curioso será aqui revelar que mais tarde, em agosto de 2017, o meu amigo Rogério Ruschel publica uma reportagem sobre a amizade de Manuel Natário (criador das famosas Bolas de Berlim de Viana do Castelo) e Jorge Amado (o grande escritor brasileiro) tendo em menos de 48 horas recebido 150 Shares, 251 likes e a visita de mais de 7.000 leitores.

 

Duas paixões nos unem: os bons vinhos verdes e as Bolas de Berlim do Manelinho!!!

Luis Pedro

Author Luis Pedro

More posts by Luis Pedro

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.