O programa de branding deste projeto responde ao desafio que nos foi lançado pela parceria Adega Ponte da Barca (APDB) / Cerveja LETRA na criação de uma trilogia de cervejas inspiradas nos melhores Vinhos Verdes da região do Alto Minho. Ficçionamos 3 personas, 3 irmãos, filhos de mãe vilaverdense e de pai barquense, todos eles criados no Minho, no seio de uma família feliz chamada Cervejola. Este produto, verdadeira joia, em pouco tempo já conquistou a simpatia dos mercados de Portugal, Brasil, Japão, China, EUA, Bélgica, Alemanha e Holanda.

APDB + LETRA = C

O irmão do meio, Cervejola Red, tem personalidade única e humor ligeiramente ácido, equilibrado com o aroma frutado da sua adolescência. Anda sempre bem acompanhado e ninguém resiste ao seu charme. De tal forma que esgotou a sua primeira edição, em março último, prometendo voltar, mais charmoso do que nunca, já no S. Martinho.

O caçula, o Cervejola White, é um loiraço sempre elegante e rodeado de gente bonita e influente. Sem dúvida, o mais atinado e social de todos. Regressou a Portugal em junho, após terminar o seu Erasmus. É um cidadão do mundo e ninguém nos tira da cabeça que aqui está um futuro CEO de uma multinacional qualquer.

Já o nosso mais velho, e mais maduro de todos os irmãos, o Cervejola Brown, bem cedo assumiu o papel de “Homem da Casa”, tomando conta dos dois irmãos mais novos, da mãe e do negócio da família, desde o tempo em que o pai rumou para França. Ainda hoje é assim. Apesar da muita responsabilidade, desde cedo desfrutou do melhor que a vida tem: os amigos!

A parceria e a família

A Letra e a APDB uniram-se no objetivo comum de produzir algo inovador com a mais emblemática uva tinta da Região dos Vinhos Verdes: a casta Vinhão. Uma das mais exóticas castas da região, e do mundo. É em sequência deste projeto que surge o propósito de idealizar não uma, mas 3 cervejas vínicas, sempre com ligação à região dos Vinhos Verdes. A primeira cerveja a ser produzida foi então o Cervejola Vinhão Grape Inspired RED IPA, a partir da uva Vinhão, num produto muito gastronómico destinado a apreciadores de vinhos, mas também a amantes de cervejas. Foi lançada no mercado em março de 2019 e conta, no seu regresso em pleno S. Martinho, com uma versão ALE. Mais tarde, em junho, surge o Cervejola White Grape Inspired SAISON, a partir do Vinho Verde Branco que é o produto muito internacional, a pensar numa cerveja de verão… fresca, borbulhante e jovem. A trilogia é completada ainda antes do Natal, agora, com o Cervejola Old Brandy Inspired IMPERIAL BROWN ALE BARREL AGED inspirado no mais nobre produto da Região dos Vinhos Verde, a Aguardente Vínica envelhecida em cascos de carvalho.

Esta trilogia enquadra-se numa filosofia empresarial de valorização do território de origem e na conciliação de valores como a tradição e a inovação; os saberes ancestrais e a tecnologia, sempre num forte espírito de dinamismo e experimentalismo. A vontade de criar um produto genuíno, e único no mundo, orgulho da região e surpreendente aos mercados, é comum à Letra e à APDB.

Desde bem cedo os caminhos comuns da Cerveja LETRA e da APDB faziam antever uma parceria. São projetos bem Minhotos que se desenvolveram no seio académico, nomeadamente no curso de Engenharia Biológica da UM. Ambos se apresentam, orgulhosamente, como Minhotos, trazendo awareness para a mais bonita região do país. Os processos de vinificação e de produção de cerveja têm muito em comum e, a par das novas tendências mundiais, as receitas de cervejas artesanais tem vindo a usar, cada vez mais, frutas com origem local. Assim nasce uma trilogia com inspiração nas castas da Denominação de Origem do Vinho Verde.

Os mercados

O maior objetivo é ver o produto aceite, e reconhecido, pelos mercados regionais, tornando-o motivo de orgulho, comportamento já conseguido com o lançamento do Cervejola Red e do Cervejola White. O mercado nacional já assumiu, também, elevada curiosidade para estes produtos, tendo levado a rotura de stock em menos de 30 dias. Em simultâneo as feiras internacionais, realizadas pela APDB e pela Letra, têm sido palco de apresentação destas joias, pelo que a sua exportação para os cerca de 30 mercados onde a Adega de Ponte da Barca já opera, é uma garantia. O branding desenvolvido para esta coleção de cervejas, e o seu plano de marketing, permitiu desde já atrair a atenção dos mercados do Brasil, Japão, Hong Kong e EUA. A Bélgica, Alemanha e Holanda também terão uma apresentação do produto.

Os segredos partilhados

Quando o mosto da casta Vinhão é fermentado, em conjunto, com o mosto cervejeiro de uma RED ALE, nasce a Cervejola Red. A cor avermelhada é conferida pelo uso de maltes ligeiramente torrados e películas de uvas da casta Vinhão. No final obtêm-se uma cerveja com ligeira doçura e intensidade frutada.

Para a Cervejola White, é o mosto das uvas Arinto, Alvarinho, Loureiro e Trajadura que fermenta em conjunto com o mosto cervejeiro com a levedura Saison. As cervejas do estilo Saison aproximam-se aos vinhos, pois a domesticação da levedura é feita em grandes quintas rurais. Este tipo de levedura confere à cerveja aromas e sabores frutados e com bastante especiaria, apresentando-se leve, aromática e bastante refrescante.

Muito mais do que uma cerveja, a Cervejola Brown é uma explosão de sensações. Forte, e bastante maltada, estagiou 12 semanas numa barrica de carvalho de aguardente vínica da APDB. Os seus componentes são facilmente descriminados, seja a madeira, a aguardente vínica ou os maltesa. O resultado é uma cerveja com muito corpo, ideal para acompanhar dias frios e festejos de inverno.

3 perfis, 3 irmãos

São 3 perfis totalmente distintos, dirigidos a públicos igualmente diferentes, sendo certo que os mais entusiastas pela experimentação vão adotar todos os 3 irmãos, embora em circunstâncias diferentes. Por exemplo, o Cervejola Red é muito intenso, aromático e exótico, enquanto o Cervejola White assume carater menos gastronómico, sendo leve e fresca, muito perto de um espumante. Por outro lado, o Cervejola Brown exibe caraterísticas de forte complexidade e distinção, muitíssimo encorpada e eclética.

Após o lançamento isolado de cada um dos três irmãos desta família, a trilogia apresenta-se em pack natalício destinado a amantes de vinhos em busca de novas experiências e a apreciadores de cervejas com estória e território.

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Luis Pedro

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