O Recontro de Valdevez de 1141 narrado numa garrafa de Espumante

*artigo em atualização

O episódio teve lugar nas margens do rio Vez quando D. Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, invadiu a Galiza, provocando a ira de Afonso VII, Imperador de Leão e Castela, seu primo. Em resposta, as forças de Afonso VII entraram em terras do Condado Portucalense e encontraram-se frente a frente, naquele que parecia ser um confronto iminente. Contudo, acaba por ser definida uma negociação entre as partes, poupando homens. Por acordo comum, ambos aceitam realizar um torneio, conhecido pelo “Recontro de Valdevez”. Foram selecionados os melhores cavaleiros de ambos os lados para lutarem entre si. Os Portucalenses saem vitoriosos, permitindo assim a autonomia e a afirmação crescente do jovem monarca e da independência de Portugal.

Para este encontro de “amigos”, pleno de fair play, em muito contribuiu o facto de estes primos terem brincado juntos durante as suas infâncias, deixando o resultado final deste torneio nas mãos de Deus. De tal modo assim foi que, a seguir ao Recontro, jantaram juntos e pernoitaram no mesmo local, seguindo no dia seguinte as suas vidas… aquelas que Deus quis.

A equipa do Sr. Luís Pedro está, com muito entusiasmo, envolvida neste projeto. Batizou de “VEZ” este Espumante, idealizado especificamente com base na importância e significado do Recontro de Valdevez na História local e nacional. Um produto diferenciador, com estética e conteúdo vínico muito próprios. Por outro lado, é também responsável pela comunicação do evento de lançamento deste produto, e por toda a captação de imagem, seguindo a mesma narrativa adotada na criação da marca VEZ.

Toda a gente gosta de uma boa história. E uma boa história vende! O trabalho complicado é do Sr. Luis Pedro, em transformar uma história numa mensagem apelativa e única. Por isso, ele começa sempre por ouvir com atenção. Simples, mas eficaz. Diz-lhe a experiência que saber detalhes, curiosidades e pormenores (aparentemente sem significado) são deveras importantes para a construção de uma mensagem diferenciadora.

Esta história não vem nos manuais escolares. Mas a equipa do Sr. Luis Pedro eterniza-a, assim, numa excelente garrafa de Espumante.

Luis Pedro

Author Luis Pedro

More posts by Luis Pedro

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.