INTRODUÇÃO – A Gestão Estratégica, Conceptual, Criativa e Financeira que colocou este projeto na ribalta

Com início em janeiro de 2016, e por um período de 10 meses, a equipa do Sr. Luís aterrou na Naturena com a missão clara de colocar este projeto na rota internacional de um novo conceito de turismo, e emergente, a que demos o nome de Turismo Natureza, Saúde e Afetos.

O INÍCIO

Em diagnóstico, as queixas apresentadas prendiam-se com um Hotel vazio, um Restaurante servindo poucas refeições, um SPA desativado e o Espaço Saúde (de Medicinas Alternativas) com procura em erosão e uma frequência sócio-cultural muito baixa.

Tipicamente um caso de comunicação mal estruturada, sem foco e pouco eficiente, onde as reais valências do projeto não chegavam aos seus destinatários. O projeto sustentava-se apenas à custa de clientes regionais, via boca-a-boca.

Era, pois, necessário começar do zero, com um branding que posicionasse a marca no patamar almejado, um copy que refletisse uma comunicação clara e focada nos benefícios oferecidos, uma produção fotográfica ilustrativa e apelativa e ainda um site+blog capazes de fazer a marca chegar ao mundo, saltando da região.

Naturena haveria de ser, na nossa visão, destino e referência do turismo de luxo no noroeste peninsular. Porque luxo é a autenticidade: Natureza, Saúde e Afetos.

O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO NO ALTO MINHO 

Foi este o mote que balizou toda a equipa constituída. Um verdadeiro tesouro precisava de ser lapidado e comunicado, em regime de urgência.

Diagnóstico:

  • Restaurante Bio-Funcional feio com aspeto de Cantina, normalmente vazio;
  • Clínica de Medicina Integrativa, com especial enfoque na Abordagem Oncológica, assumia cada vez menos marcações de consultas e com um público normalmente de classe sócio-cultural baixa;
  • Hotel Natureza normalmente vazio, exceto nos casos de alojamento de pacientes; quartos muito mal decorados, com ausência total de elementos natureza e com graves problemas a nível térmico e acústico;
  • SPA/Flutuário não explorado, sem uso, fechado;
  • Loja de Produtos Bio com baixíssima rotatividade de produtos, onde muitos deles acabavam por ser retirados por expiração do seu prazo de validade;
  • Quinta com imenso potencial para turismo e visitas de estudo, provida de produção agricultura biológica (que fornecia o restaurante) e diversos animais para observação;

O projeto, em si, era uma marca mal trabalhada e pouco divulgada. Mesmo na região, poucas pessoas conheciam o projeto GLOBAL Naturena, a sua abordagem anti-cancro e anti-aging. Isto foi testemunhado nas diversas visitas de estudo, onde os grupos lamentavam serem da região e nunca terem ouvido falar de forma clara de todo o conceito. Uns sabiam que havia um Restaurante, outros sabiam que havia uma Clínica, mas sem identificarem de forma imediata o projeto como um todo.

Mesmo os utentes, se frequentavam a Loja, por exemplo, não sabiam da existência do Hotel ou do Restaurante. Pacientes vinham de longe para uma consulta, almoçavam pelo caminho por não saberem da existência do Restaurante.

O site era antigo e estava abandonado, não atualizável, sem qualquer sinal. As redes sociais eram amadoras, sem gestão estratégica segundo algum plano de marketing global e de ativação de marca.

A própria Câmara Municipal de Barcelos não tinha despertado, ainda, convenientemente para o potencial da Naturena (algo que iria mudar radicalmente em pouco tempo), pela ausência de um interlocutor que fosse também o rosto do projeto.

A NOVA ABORDAGEM

A necessidade de fazer nascer um copy oficial, a par do novo programa de branding, inspira toda uma equipa a caminhar no mesmo sentido, rumo a uma nova ordem.

Assim se estruturava o brief:

O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DO ALTO MINHO

NATURENA é uma Quinta inserida num conceito único de Saúde, Turismo Natureza e Afetos.

Está ancorada num Espaço Saúde de Bio-Medicina com foco no Programa de “Oncologia Integrativa” e equipado com Hotel Natureza, Restaurante Panorâmico de Alimentação Bio-Funcional, SPA e Flutuário (experiência gravidade zero), Loja de Produtos Naturais e ainda uma Quinta em plena natureza, com percursos pedestres, eco-piscina, zonas de pic-nic, retiro e meditação, um campo de Padel, ginásio, animais do campo e paisagens que nos tiram o folego… e um silêncio capaz de acalmar os espíritos mais inquietos.

Uma Quinta de produção biológica, com estufas e uma horta em forma de Mandala… que tanto inspiraram a imagem de marca da nova NATURENA.

Finalmente o autêntico Turismo de Luxo, não tanto pelas mordomias, mas mais pelos afetos. Respire fundo e sinta-se em casa.

O projeto assumia enorme potencial, tendo tudo para dar certo… desde que convenientemente trabalhado ao nível da gestão estratégica e financeira. De imediato se programou uma sessão fotográfica, com modelos, capaz de ilustrar a estruturação do conceito, e alimentar as ferramentas de comunicação a serem criadas, como o site, blog, e-newsletter, brochura de prestígio e press release.

OS PRIMEIROS PASSOS

Da teoria à prática, em velocidade de cruzeiro:

  1. O Restaurante foi redecorado, tornando-o mais confortável; foram determinadas ementas quinzenais, sob a forma de “Experiências Bio-Funcionais Vegetarianas e de Cozinha Tradicional” com carater sazonal, dando origem a ementas de verão, outono, inverno e primavera; esta metodologia permite organizar as compras, gerir stocks e promover online as ementas da semana, com antecedência;
  2. Os serviços da Clínica foram compilados num Diretório, associados a eventos e a tertúlias; conversas com o mentor foram gravadas, dando origem a textos técnicos para o blog e para a imprensa;
  3. Foi alocado um profissional ao Hotel para promoção/divulgação/reserva nas plataformas existentes no mercado; disponibilizar a possibilidade de pernoitar na Quinta era essencial para impor a Naturena como destino de Turismo Natureza, Turismo Saúde e fonte de paz, com um potencial incrível para deambular na natureza à luz de noites impressionantemente estreladas; o micro clima existente permite focar o Hotel e a Quinta na realização de Retiros e ações de Teambuilding; redecorar os quartos, era uma urgência!!!
  4. O Flutuário/SPA (experiência gravidade zero), e os seus benefícios terapêuticos, foram transformados em serviço estrela, uma vez que é um equipamento único na região, capaz de funcionar como anzol na captação de novos públicos, ávidos de novas experiencias;
  5. A Sala de Espera da Clínica e a Loja ficariam definidas no mesmo espaço, lugar de eleição para a compra de produtos experimentados no Restaurante e comentados nos eventos a realizar (workshops, tertúlias, jantares sensoriais…);
  6. Por fim a Quinta teria de ser interpretada como local complementar de passeio, repouso e contemplação da biodiversidade, apto para o descanso individual e a realização de múltiplos eventos ao ar livre.

Estes seriam os centros de custos a gerir e a potenciar, gerando riqueza e alavancando a empresa para uma situação financeira saudável. A comunicação teria de ser pensada por forma a reposicionar a marca no mercado, identificando novos públicos, deixando de a fazer viver apenas do boca-a-boca e conquistando assim novos utilizadores para o Hotel, Clínica, Restaurante, Flutuário e Loja, de forma interligada.

Afinal o paciente era o próprio projeto. Em recuperação, ele ganhava vida própria e, agora, era ele que nos indicava o caminho que queria percorrer.

Era então urgente:

  1. Gerir e rentabilizar os referidos centros de custos;
  2. Organizar a empresa contabilisticamente;
  3. Apresentar o projeto à C.M. Barcelos e ao Turismo Porto e Norte;
  4. Avançar com a Comunicação Eficiente e construir uma excelente Base de Dados segmentada em utentes, clientes, seguidores, parceiros, imprensa e influenciadores;
  5. Protocolar design gráfico, site e sessão fotográfica;
  6. Criar eventos periódicos e simples, de fácil concretização, como os jantares, tertúlias e workshops… e assim “engordar” a base de dados com quem gostaríamos de “conversar digitalmente”.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Rebranding

Foi criado um novo logótipo, e uma nova assinatura, colocando a marca na rota do Turismo Saúde e Turismo Natureza. O objetivo é claro: aumentar em quantidade (e qualidade) o público-alvo, vivendo a empresa não só de doentes, mas também de quem tem saúde e não quer tão cedo ficar sem ela.

Modelos e Sessão Fotográfica

Com vista às novas ferramentas de comunicação, digitais e analógicas, foi feita uma sessão fotográfica à Quinta e a todos os seus serviços.

Brochura de Prestígio

De forma imediata, a Brochura de Prestigio (física e digital) apresentava o conceito de forma apelativa e organizada, seus serviços e produtos.

Site + Blog

Em simultâneo é lançado o novo site associado à postagem de diversos artigos técnicos no blog.

O site permite rapidamente divulgar eventos específicos, reforçar o posicionamento digital, reposicionar a marca no mercado, reforçar a sua notoriedade, expor os seus marcadores de sucesso e trunfos diferenciadores,  concretizando-se, então, a conquista e fidelização dos novos públicos e aumentando a satisfação dos públicos existentes. É a âncora, a casa de todo o novo projeto Naturena

O blog assume a responsabilidade exclusiva de comunicar saúde e bem-estar (o lado científico do projeto), bem como os benefícios de todas as abordagens praticadas ao nível da saúde e do bem estar. É nele que são publicados todos os artigos técnicos Naturena, resultado das conversas gravadas com o mentor, cujos textos depois de editados dão lugar a artigos destinados ao blog e à imprensa especializada, como por exemplo:

  • Flutue – Experiencia Gravidade Zero;
  • Terapia Hidrocolon;
  • Apiterapia e a Intuição Inteligente;
  • Hipertermia Oncológica;
  • Os 5 Pilares da Intuição Inteligente;
  • Abordagem Anti-aging;
  • Suplementação Alimentar;
  • Grávidas nas Palmas das Mãos;
  • Sistema de Avaliação Bio-Feedback;
  • Emagrecer com Naturalidade;
  • PAPIMI, o acorda células;

Redes Sociais

As redes sociais vão pulverizar a marcar e criar proximidade entre o projeto e os novos públicos. No tempo, vão acabar por assumir importante papel no atendimento “quase” permanente de pacientes, na colocação de dúvidas e marcação de consultas… chegando rapidamente a Cabo Verde, Suíça, Inglaterra, Espanha e França… e, claro, várias cidades de Portugal.

Especial utilidade na divulgação de eventos, ementas, marcação de refeições e pedidos de reserva de hotel.

A consulta online das ementas da semana, e do dia, passou a ser uma hábito por parte dos utilizadores do Restaurante Panorâmico.

Email-marketing

O novo posicionamento do projeto anuncia-se ao mercado, parceiros, instituições, players, operadores turísticos, imprensa, Câmara Municipal de Barcelos, Turismo Porto e Norte…etc, etc através da edição regular de e-newsletter onde são apresentadas todas as novidades.

Imprensa

A revista “Saúde e Bem-Estar”, é o primeiro órgão da comunicação social a abrir as portas à Naturena, enquanto redatora. O projeto inicia assim uma grande viagem, a nível nacional, de grande visibilidade e notoriedade, com retorno precioso e de indiscutível utilidade.

Label

Tendo em vista o lançamento de produtos da marca Naturena, é feita uma abordagem de label & packaging, de acordo com o programa de rebranding, destinados a Mel, Açúcar e Óleo de Coco, entre outros.

Dress Code

Foi criado um dress code que distingue o atendimento no Restaurante, no Hotel e na Clínica.

O DEPOIS

Os resultados da ação levada a cabo em tempo record não tardaram a gerar resultados. Tínhamos a imprensa e um país de olhos postos em nós. Públicos que nunca antes tinham ouvido falar da NATURENA demonstravam agora elevado interesse, fascinadas pelas imagens e textos que a nova política de comunicação lhes fazia chegar.

Pessoas das grandes urbes ansiavam por um período de paz, e descanso, em fins de semana que sucessivamente esgotavam a lotação do Hotel.

O Flutuário desempenhava o seu papel diferenciador ao proporcionar uma experiência de gravidade zero, permitindo um sono profundo e reparador em flutuação numa solução concentrada de sais; um autêntico reset para o corpo e mente.

A abordagem alternativa à saúde, e à doença, chegava aos 4 cantos do mundo, recebendo a NATURENA reservas de períodos de férias para reparar danos.

O Restaurante passou a funcionar apenas por marcação, repleto de curiosos pela alimentação bio-funcional.

Pela Quinta passeavam-se fotógrafos, pintores, escritores que aproveitavam a sua estadia para usufruírem ao máximo das paisagens e da calma proporcionada.

A produção agrícola biológica, e a sua Mandala, atraiam universidades e estudantes.

As marcações de Retiros Budistas, Yogis… ou ações de Team Bulding ocuparam em grande escala o Hotel e os espaços exteriores, a par de outros grandes eventos.

O projeto atraia, sozinho, players e curiosos, interessados na realização de parcerias.

A NATURENA estava viva e pojante, revigorada, plena de saúde!

CLINICA

Verificou-se uma grande renovação do público-alvo, elevado agora na sua caraterização sócio-cultural, representando um aumento quantitativo em todos os seus serviços. A agenda apresentava-se preenchida e com um telefone que não para de tocar.

A sala de espera que integrava a LOJA potenciou o consumo dos produtos expostos.

RESTAURANTE

O restaurante foi alterado a nível do lay-out e redecorado com têxteis lar urbanos e contemporâneos, em linho, numa parceria com a Vianatece/Lethes Home.

As ementas sazonais, publicadas diariamente nas redes sociais, criaram o hábito da sua consulta por parte dum público crescente, disparando em reservas.

O restaurante recebeu também ementas físicas, com capas em cortiça, na altura em que se procedeu à inauguração de uma Garrafeira icónica, do país e da região. Era suposto que esta Garrafeira integrasse o futuro projeto de arquitetura de remodelação do espaço, criada essencialmente para satisfazer os mercados corporate.

As redes sociais gritavam, e atraiam públicos, através da publicação de textos e fotos de empratamentos irresistíveis, em jeito de desafio:

“ALMOÇOS DIÁRIOS DE COMIDA BIO-FUNCIONAL – Vegetarianos e Tradicionais.

Peça saúde e bem-estar.

Com um cheirinho de chá no ar, e na versão slow food, o nosso Restaurante Panorâmico apresenta diariamente almoços que são verdadeiras Experiências Gastronómicas de Comida de Fusão Ecológica, nas versões Vegetariana e Tradicional. Pode acompanha-las por uma seleção superior de vinhos, finalizando a degustação com uma coleção de sobremesas capazes de trazer o Céu à Terra.

À noite, a sala é reservada para Jantares Privados de marcação prévia.

A ementa é sazonal, de origem Biológica e com um objetivo Funcional, quer nos pratos vegetarianos, quer nos pratos tradicionais que aqui reinventamos. 

 Aconselhamos que proceda à sua reserva por telefone.

ALMOÇOS ESPECIAIS DE SÁBADO – passe o dia connosco!

O Clube NATURENA propõe-lhe almoços especiais de sábado.

Mergulhe no descanso e venha logo de manhã fazer uma Sessão de Flutuário seguida de uma Massagem de Relaxamento. Faça uma refeição Bio-Funcional no nosso Restaurante Panorâmico e uma visita ao mercadinho de produtos agrícolas biológicos.

Descubra os nossos Percursos, visite as nossas Estufas, jogue uma partida de Padel ou revitalize-se na nossa eco-piscina.

Passe o dia connosco!!!”  

Este espaço é também interpretado como uma galeria de arte com exposições temporárias que no tempo dariam origem a uma agenda cultural; o teste é feito com a escultora vianense Iva Viana que cede as suas obras para este ensaio, à qual lhe deveria suceder um artesão de Barcelos, Paula Proença (pintura) e Júlia Serra (fotografia). Alguns pacientes ligados às artes mostraram também interesse em expor gratuitamente as suas obras, dinamizando o espaço Naturena.

ALMOÇOS COM ARTE

A arte de IVA VIANA na NATURENA – A mulher de ferro que trabalha o gesso está agora numa pequena mostra na NATURENA.

Apaixonada pelo detalhe e pelo preciosismo estético, Iva Viana confronta a luz e a sombra para reinterpretar a arte do estuque. Apesar de pretender dar continuidade a uma arte quase extinta, a contemporaneidade e o domínio da técnica são bem visíveis nas texturas e formas femininas e delicadas que nascem das mãos da escultora.

A mulher, num mundo de homens, aprendeu a dominar a técnica junto dos grandes mestres estucadores. Podemos encontrar as suas obras mais emblemáticas nos Hóteis Fours Seasons de Londres e Shangai-Le de Paris ou nos cruzeiros da Disney.

O projeto de ARQUITETURA do restaurante, a concretizar numa fase seguinte, contempla uma sala de jantar mutante (soluções de lanche, chá, leitura e chill out), biblioteca, vinoteca (garrafeira icónica, estandarte da região, com vinhos de excelência, preferencialmente vinhos biológicos) e galeria de arte.

Previa também a ampliação do restaurante para um espaço de terraço, zona de “preguiça” e refeições, capaz de se desenvolver um anfiteatro até à zona das estufas. Este anfiteatro serviria de solário e zona de estar ao ar livre, contemplado com canteiros, fazendo desde logo a ligação às hortas.

Este anfiteatro cumpriria ainda outra função: seria a plateia de um palco para a produção de grandes eventos.

LOJA

A loja passou a ser uma entidade autónoma de faturação, desde que acumulou a função de Sala de Espera.  As pessoas enquanto aguardam pela sua consulta, ou tratamento, travam conhecimento e estudam os produtos à venda.

Tal como os quartos do Hotel, também a receção se deixou invadir pela natureza, num conjunto de troncos que tornam a ambiência mais orgânica.

HOTEL

A parceria com a Lethes Home tornou possível a elaboração do Quarto Modelo, numa ambiência pautada pela tranquilidade e luminosidade, onde os elementos naturais assumiram o papel principal.

O piso zero passou a receber aulas de yoga ou atividades similares, complementado com o Banho Turco.

Só através do Booking, esta Unidade de Agroturismo esgota frequentemente. Passa a ser destino de todos aqueles que, conhecendo o projeto pelos novos meios de comunicação, se deixam atrair pela paz, sossego, isolamento, descanso prometido, alimentação praticada e a pela grande estrela em ascensão, o Flutuário!

Esta unidade de alojamento, juntamento com todo o sossego que o espaço da Quinta assume, permite apresentar o espaço como a referência do Turismo dos Afetos no Noroeste Peninsular.

O site reflete, e promove, todo este dinamismo, capitalizando cada vez mais novos utilizadores, atraídos também pelos Campos de Padel.

SPA/FLUTUÁRIO

Esta terapia, alem de ter sido um dos artigos solicitados pela revista “Saúde e Bem-Estar”, acabou por se tornar num dos produtos mais requisitados, ajudando na diferenciação do projeto.

EVENTOS

Foram vários os eventos iniciados na Naturena com o propósito de assumirem continuidade.

Com o objetivo de levar a missão da Naturena o mais longe possível, organizamos aquela a que chamamos de “Tournée da Intuição Inteligente” onde, em vários pontos do pais, em palestra ou em jeito de tertúlia, se apresentou, a plateias sedentas de informação, o conceito Naturena, juntando-se pontualmente oradores convidados.

A ativação da marca é ainda complementada com o carater repetitivo (em jeito de encontro) dos Jantares/Tertúlias Bio-Funcionais no Restaurante Panorâmico, à razão de um por trimestre. O 1º Jantar Bio-funcional foi realizado na primavera, debaixo de uma chuva tremenda mas lotado.

A C.M. de Barcelos mostra interesse em se associar a estes eventos regulares, transformando-os em atração do Município, assim como ao próprio projeto. Várias reuniões com os Pelouros do Turismo e Desporto permitem desenhar voos maiores.

A Tournée da Intuição inteligente levou longe o conceito Natureza, nomeadamente o tema Alimentação Bio-Funcional e Prevenção Oncológica. Novos públicos e novos utilizadores foram conquistados nestas ações, ao tomarem conhecimento do carater positivo das abordagens anti-cancro e anti-aging. Dar a conhecer noutras regiões valores como a Hipertermia Oncológica, o PAPIMI, a Apiterapia ou o Flutuário revelou-se um autêntico “espalhem a notícia”, angariador de novos utilizadores e parceiros.

Eventos realizados:

  • Team Building NQDA;
  • Visita guiada e tertúlia com IPVC de Ponte de Lima;
  • Visita guiada e tertúlia com Secundária de Barcelinhos;
  • 1º Jantar Bio Funcional (7 de maio);
  • 2º Jantar Bio Funcional (25 de junho);
  • 3º Jantar Bio Funcional (8 de outubro);
  • Tournée da Intuição Inteligente – Durrães, 7 de maio, NATURENA;
  • Tournée da Intuição Inteligente – Viana do Castelo, 30 junho, DINAMO;
  • Tournée da Intuição Inteligente – Paredes de Coura, 27 de julho, CAFÉ COM TEMAS (Marta Maciel como oradora convidada);
  • Tournée da Intuição Inteligente – Porto, 28 de julho, CAFÉ COM TEMAS;
  • Tournée da Intuição Inteligente – Barcelos, 8 de outubro, Câmara Municipal de Barcelos / Naturena (Salvatore Conte como orador convidado);
  • Tournée da Intuição Inteligente – Estoril, 20 de outubro, “Horticultura na Intuição Inteligente”;
  • 1º Workshop Cozinha Vegetariana, 21 maio – Naturena;
  • 2º Workshop Cozinha Vegetariana, 5 novembro – Naturena;
  • Nelson Guerra – Maharishi Movement – retiro I
  • Nelson Guerra – Maharishi Movement – retiro II
  • Retiro Budista I
  • Retiro Budista II

CERTFICAÇÃO AGRICULTURA BIOLÓGICA

Conseguimos concluir a certificação em modo de produção agrícola biológica, em julho.

PARCERIAS

Este arranque do projeto Naturena foi possível estabelecendo parcerias com empresas, particulares e instituições, a saber:

  • Câmara Municipal de Barcelos;
  • Turismo de Barcelos;
  • Grupo de Trabalho de Alojamento em Barcelos;
  • Turismo Porto e Norte;
  • Revista Saúde e Bem-Estar;
  • Marta Maciel (Encontros no Feminino, Pacientes Excecionais, Tertúlias Criativas, Retiros Personalizados);
  • Gabriela Cunha (Retiro Jejum);
  • Paula Costa (Workshops – equilíbrio mente e corpo);
  • Natacha Monteiro (Retiros Vida saudável);
  • Ângela Biobrássica (Workshops Sumos Terapêuticos);

Outras entidades estão interessadas em parcerias fechadas, como o caso da Future Healthcare (seguros de saúde) e a Casa do Professor. Procuram condições privilegiadas para a elaboração de um protocolo. Em curso estão negociações com outras instituições

COACHING DESPORTIVO

Com o objetivo de “colar” a marca Naturena ao sucesso e visibilidade de alguns atletas e clubes desportivos, através do papel da alimentação bio-funcional, das terapias Naturena, do Flutuário (como forma máxima de repouso e relaxamento de atletas de alta competição) e acima de tudo para permitir protagonismo dos Suplementos Alimentares Naturena (Batidos, Chocolates Funcionais, Chlorela, etc…) foram estabelecidos contatos com:

  • Iva Correia – remadora;
  • Pelouro do Desporto da C.M. Barcelos – Dr. Carlos Brito;

AGENDA FUTURA

O interesse da C. M. Barcelos é grande e, em parceria, começamos a arquitetar a realização anual do “Congresso Internacional de Biomedicinas”. Os teasers para a promoção deste grande evento anual, cuja primeira edição deveria acontecer em 2017, começaram a ser estruturados assim:

  • (24 setembro) – Comemoração do Dia Mundial do Turismo na NATURENA;
  • (8 outubro) – Palestra da Intuição Inteligente no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos onde será anunciado o congresso;
  • (2017) – Realização do 1º Congresso Internacional de Biomedicinas;

Saímos da NATURENA com o sentido de dever mais do que cumprido. Deixamos uma NATURENA pujante, repleta de vida e de gente.

Equipa:

Margarida Vaz do Carmo – Design

André e Ana Rodrigues – Produção Fotográfica

Modelos masculino e feminino

NQDA – Digital Agency

Gráfica do Norte – Impressões

Luis Pedro

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